Freguesia de Castelo de Penalva

Situada num imponente monte granítico, a povoação de Castelo de Penalva já foi a sede do Concelho das Terras de Penalva. Durante a guerra contra os árabes, a povoação desempenhou um papel estratégico na defesa das terras entre o Mondego e o Dão. Finda a guerra da reconquista, começou a perder importância e população. Em 1527, partilhava com Castendo a cabeça de concelho e as audiências faziam-se alternadamente numa e noutra povoação. Esta freguesia é, em área territorial, a maior do concelho de Penalva do Castelo.

Assembleia de Freguesia

Presidente de Junta: Carlos Alberto Rodrigues Ferreira

Tesoureira: Maria Rosária Gouveia e Silva

Secretário: António Figueiredo Pais

Presidente da Assembleia de Freguesia: Rui Manuel Mendes Lopes Ferreira

Morada: Rua da Igreja, Nº12

3550-039 Castelo de Penalva

Contactos:

Telefone: 232 646 543

Área: 27.16 km2

População: 932 habitantes

Lugares: Aldeia das Posses, Aldeia de Soito de Vide, Amiais, Cantos, Carvalhal, Carvoeiro, Casal das Donas, Castelo de Penalva, Codornelas, Lages, Lameiro Cavado, Peges, Pereiro, Pousadas, Pousadouros, Portela, Quinta dos Ferreiros, Quinta da Lameira, Quinta da Regada, Quinta do Rio Dão, Quinta da Santa Clara, Quinta do Soito, Quintãs, Sandiães, São Romão, Soito de Vide, Tibães, Vales, Vila Mendo e Vilar do Dão.

Orago: São Pedro (29 de junho)

Artesanato: Cestaria e Estalinhos de Carnaval