Ecoponto


Ecopontos : 26
Ecolinha AMRPB : 232 870 020

 

Sabia Que
…são produzidos cerca de 146 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (vulgarmente designados de lixos) anualmente na região do Planalto Beirão? 

O que fazer a tanto lixo
A Associação de Munícipios do Planalto Beirão tem em desenvolvimento um importante projeto cujo objetivo é implementar de forma efetiva a “Política dos 3Rs”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Politica dos 3 Rs:
Para resolver o problema do lixo, a fórmula é simples: basta não produzi-lo! Quer isto dizer: reduzir ao mínimo o lixo que temos de produzir. Quando não é possível evitar os resíduos, devem-se reutilizar as embalagens e reciclá-las como matéria prima de novos objetos. 
A reciclagem de resíduos permite, não só diminur a quantidade de resíduos a depositar em aterro, como também poupar os recursos naturais, por vezes não renováveis, poupar energia e criar mais postos de trabalho. Para que isto seja uma realidade, é necessário que separemos os lixos em nossas casas. 

Separar o lixo com os Ecopontos:
Os Ecopontos são conjuntos de três contentores para deposição selectiva dos resíduos. Neles podem ser colocados, de forma separada, os diferentes materiais: papel e cartão, vidro e restantes embalagens. Depois de colocados nos ecopontos, os diferentres materiais são recolhidos, tratados e enviados para a reciclagem. Para além dos ecopontos, existem também os ecocentros, locais onde existem contentores de maiores dimensões para deposição selectiva de resíduos volumosos (tais como electrodomésticos ou móveis velhos), entulhos, pneus e resíduos de jardim, além de materiais que é possível depositar nos ecopontos. 

No Planalto Beirão há milheres de Ecopontos, instalados, que pode encontrar junto a escolas, urbanizações, mercados, praças e outros locais centrais. 

Dicas:
Para reduzir o número de idas ao ecoponto e os custos da recolha, devemos reduzir o volume (espalme as embalagens, acondicione o papel em resmas…) 
Não coloque no contentor da recolha selectiva material contaminado (com gorduras, colas, etc.) e material cuja composição impede a sua reciclagem. 
Para ser possível reciclar o lixo é preciso não misturar os diferentes materiais: por exemplo, uma folha de papel misturada com restos de comida já não pode ser aproveitada. 
Sabia que? 
Se todo o papel que é deitado para o lixo no Planalto Beirão fosse reciclado, poderiam ser poupadas por ano mais de 140 mil árvores de médio porte!!

Contactos: 
Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão 
Rua Dr. Teófilo da Cruz, nº 215, 1D-Fr 
3460 Tondela 
Telf: (+351) 232 812 059 
Fax: (+351) 232 812 168 
Ecolinha Planalto: (+351) 232 870 000

Siga-nos

Acompanhe-nos nas redes sociais:

    

Contactos

  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  232 640 020
  232 640 021/22
  Avenida Castendo, 3550-185 Penalva do Castelo
N 40º 40´33´´ W 07º 42´07´´