O Gaspar

A Aventura do Gaspar por Viseu Dão Lafões

O Gaspar, mascote da 4ª edição do projeto “Escolas Empreendedoras da Comunidade Viseu Dão Lafões”, no dia 23 de janeiro passou por Penalva do Castelo, com a sua Bicicleta, com vista à implementação de um projeto empreendedor, no 1º ciclo do ensino básico.

O projeto tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de algumas competências empreendedoras e engloba uma série de atividades que se desenvolvem em torno de uma história contada pelo personagem Gaspar e conta com a participação ativa de 6 professoras que lecionam no concelho de Penalva do Castelo.

Os 65 alunos, do 4ºano, das escolas EB1 de Roriz, de Sezures, de Penalva do Castelo e Ínsua foram brindadas com a entrega de um Kit composto por um livro de atividades, uma caderneta de cromos, um conjunto de lápis de cor, autocolantes, uma régua e um pin do Gaspar.

Esta 4ª edição conta com a participação de cerca de 130 professores, que irão aplicar os conhecimentos adquiridos em mais de 2.194 alunos, de 61 escolas dos 14 municípios que compõem a Região Dão Lafões.

   

Fonte das fotografias:www.empreendedaolafoes.pt

 

Crianças do 4º ano do concelho de Penalva do Castelo apresentaram propostas empreendedoras ao “Gaspar”

No  dia 9 de junho, decorreu na sede da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo a iniciativa “No Palco com o Gaspar”, no âmbito da 4ª edição do projeto “Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões”, promovido pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIMVDL), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de competências empreendedoras nos mais jovens.


A iniciativa congregou cerca de 100 crianças do 4º ano do concelho e 6 professores ao qual se juntou o “Gaspar” para contar “uma” história.

A abrir a festa, foi apresentado um vídeo, que ilustrava os locais do distrito de Viseu que foram visitados pela mascote “Gaspar” e respetivos pontos de interesse.

Seguidamente subiram a palco as crianças do 4º ano, começando com os alunos da escola de Castelo de Penalva, que apresentaram “Uma aventura em Castelo de Penalva”, seguindo-se o 4ªA da Escola Básica EBI da Ínsua “O Caminho dos Galegos”, EB1 de Sezures, que exibiu “A Festa das Vindimas em Sezures”; com uma apresentação dos carros alegóricos, a Escola Básica de Roriz, com a história “A Capela perdida” e para finalizar esta festa de muita animação e aprendizagem, o 4ªB da EBI de Ínsua apresentou a “Casa da Ínsua”, onde exibiram fotografias dos belos recantos deste Hotel de Charme e deram a conhecer algumas espécies únicas existentes nos seus jardins.

O Vice-presidente da Câmara Municipal, Sr. José Laires, a Diretora do Agrupamento de Escolas do Concelho de Penalva do Castelo, Dr.ª Rosa Figueiredo e o representante da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, Dr. José Carlos também marcaram presença no evento.

O Vice-presidente dirigiu palavras de apreço aos pais e às crianças, pois só um país empreendedor pode vencer os desafios que se impõem. Agradeceu ainda o empenho e dedicação dos professores envolvidos no projeto.

 

 

Siga-nos

Acompanhe-nos nas redes sociais:

    

Contactos

  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  232 640 020
  232 640 021/22
  Avenida Castendo, 3550-185 Penalva do Castelo
N 40º 40´33´´ W 07º 42´07´´