Heráldica

Penalva do Castelo

 

Escudo de negro, um cacho de uvas com duas gavinhas acompanhado à dextra e à sinistra de ramo de oliveira, frutado, tudo de ouro. Em chefe e contrachefe três faixetas ondadas de prata e azul. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: «PENALVA DO CASTELO».

 descarregar brasão

 

Castelo de Penalva

 

Escudo de negro, castelo de ouro lavrado do campo, aberto e iluminado de vermelho, entre duas chaves com os palhetões virados para o chefe, a da dextra de ouro e a da sinistra de prata e volvida; em chefe e em ponta duas faixetas ondadas de prata e azul de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «CASTELO DE PENALVA».

 descarregar brasão

 

Esmolfe

 

Escudo de ouro, macieira de Bravo de Esmolfe arrancada, de verde, frutada de ouro, entre duas faixetas ondadas de azul carregadas de uma burela ondada, de prata, uma em chefe e outra em campanha. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «ESMOLFE».

descarregar brasão

 

Germil

 

 Escudo de ouro, três ramos de cerejeira de verde, frutados de quatro cerejas de vermelho; em chefe, um caladrius de vermelho realçado de negro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «GERMIL - PENALVA DO CASTELO».

descarregar brasão

 

Ínsua

 Escudo de ouro, aspa diminuta ondada de azul, carregada de uma flor-de-lis de ouro, acompanhada no chefe e nos flancos de um ramo de oliveira de verde, frutado de negro e postos em pala e, em ponta, de um cacho de uvas de púrpura, folhado de verde. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «ÍNSUA - PENALVA DO CASTELO».

 descarregar brasão

 

Lusinde

 

Escudo de prata, flor-de-lis de azul, cacho de uvas de púrpura folhado de verde e molho de três espigas de ouro folhadas de verde, tudo em roquete; campanha ondeada de azul e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «LUSINDE».

 descarregar brasão

  

Pindo

 

Escudo de ouro, faixa ondada de azul e prata de três tiras, acompanhada em chefe de três crescentes invertidos de azul e em ponta de um cacho de uvas de púrpura folhado de verde. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «PINDO».

 descarregar brasão

 

Real

 Escudo de verde, coroa real fechada de ouro, forrada de vermelho, entre dos pinheiros de ouro, arrancados do mesmo e frutados de prata; campanha ondada de prata e azul. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «REAL - PENALVA DO CASTELO».

 descarregar brasão

 

Sezures

 

Escudo de prata, um pinheiro arrancado de verde, frutado de ouro, acompanhado à dextra de um cacho de uvas de púrpura, folhado de verde e à sinistra de três ramos de oliveira de verde, frutados de negro e atados de púrpura; bordadura endentada de negro. Coroa mural de três torres de prata. Listel branco, com a legenda em maiúsculas, a negro: «SEZURES».

descarregar brasão

 

Trancozelos

 

 Escudo de púrpura, ponte medieval de dois arcos, de prata, lavrada de negro, firmada nos flancos e movente de campanha diminuta ondada de prata e azul de três tiras; em chefe, cruz de Ordem do Santo Sepulcro, de ouro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com legenda negro: «TRANCOZELOS».

 descarregar brasão

 

União das Freguesias de Vila Cova do Covelo/Mareco

 

Escudo de Verde, Coroa Mural de Prata de três Torres, Bandeira Amarela, Cordão e Borlas de Ouro e Verde, Haste e Lanças Douradas. A Espada e Vieiras representam a ordem de Santiago, antigos donatários da Freguesia. As Rodas de Azenha exibem as Azenhas, os Moinhos e os lagares de azeite. Burelas Ondadas retratam o rio Dão, o rio Carapito e a Ribeira de Lodares. Listel de prata, com a legenda a Negro: "União das Freguesias de Vila Cova do Covelo/Mareco".

descarregar brasão

 

União das Freguesias de Antas e Matela

Escudo verde, duas antas arqueológicas de prata, realçadas de negro, e pinheiro arrancado, de ouro, com suas pinhas de prata, tudo ordenado, campanha diminuta de três tiras ondadas de prata e azul. Coroa mural de prata, com três torres aparentes. Listel de prata com a legenda a negro, em maiúsculas, “UNIÃO DAS FREGUESIAS DE ANTAS E MATELA”.

descarregar brasão

 

 

Siga-nos

Acompanhe-nos nas redes sociais:

    

Contactos

  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  232 640 020
  232 640 021/22
  Avenida Castendo, 3550-185 Penalva do Castelo
N 40º 40´33´´ W 07º 42´07´´