Esmolfe foi palco de Cenários do Passado

A Câmara Municipal, a junta de freguesia de Esmolfe, a Casa do Povo de Esmolfe e o Agrupamento 149 - Ínsua - Corpo Nacional de Escutas, dinamizaram no dia 24 de julho em Esmolfe, o percurso pedestre “PR3 PCT Rota dos Cenários do Passado”, com momentos de animação/recriação histórica.

A freguesia de Esmolfe foi palco de “Cenários do Passado”, recriados pelo Agrupamento Nacional de Escutas, nomeadamente: o cerimonial fúnebre nas sepulturas medievais; reconstituição do funcionamento da lagareta; cenário caça e pesca; passagem pelo pontão milenar; cerimónia fúnebre na Anta do Penedo do Com (interior e átrio) e recriação de um jantar pré-histórico num abrigo natural.

Esta atividade contou com o apoio do centro de Saúde de Penalva do Castelo, através da Unidade de Cuidados na Comunidade Pena d'Alva, que efetuaram um rastreio de saúde no início do percurso e com os excelentes contributos históricos, do conterrâneo, João Evangelista que “deu de beber” aos presentes um pouco do seu saber sobre a história da freguesia.

A Rota, com 8km de distância uniu cerca de cem participantes e teve início e término, no centro da aldeia, junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

No final do percurso realizou-se um agradável almoço convívio no largo do recreio da antiga Escola Primária.

A caminhada permitiu aliar o conhecimento histórico-cultural à prática salutar do exercício físico palmilhando encantadores recantos, sítios e paisagens naturais, existentes neste sítio.

A Câmara Municipal, em colaboração com a junta de freguesia de Real, tem calendarizado, no próximo dia 7 de agosto, a dinamização do PR5 PCT “Trilho do Ryal”.