Concelho de Penalva do Castelo acolhe projeto "Let´s Work Together"

Penalva do Castelo recebeu entre os dias 24 e 31 de julho de 2016, um grupo de 36 jovens de várias nacionalidades – Espanha, Roménia, Estônia, Itália, Grécia e Portugal – com idades compreendidas entre 18 e 30 anos, integrados no projeto,”Let´s Work Together”.

Este projeto resultou de uma candidatura ao programa ERASMUS + realizada pela junta de freguesia de Trancozelos. Tem como objetivos principais: refletir e debater a realidade do desemprego jovem e suas consequências; desenvolver competências e técnicas nas áreas da comunicação, empreendedorismo entre outras, que contribuam para a criação de oportunidades de emprego.

No início da semana, estes jovens foram recebidos no edifício dos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara, Francisco Carvalho, onde deu as boas vindas e expôs a realidade do concelho. Posteriormente visitaram a Casa da Ínsua (casa, núcleo museológico e os emblemáticos jardins).

Nos dias seguintes tiveram oportunidade de conhecer o Forno Comunitário em Sangemil, onde provaram o saboroso pão, bola de sardinha e outras iguarias locais. A Adega Cooperativa de Penalva do Castelo foi outro local de paragem onde ficaram a conhecer parte do processo vinícola. Durante este período, foram ainda realizadas visitas a outros pontos emblemáticos do concelho.

Este intercâmbio e inerente troca de culturas é extremamente importante. Constituem uma estratégia de motivação permitindo a saída do habitat natural e o contacto com outras realidades locais, com vista ao desenvolvimento de projetos inovadores de empreendedorismo.