III Feira do Vinho “DÃO DE PENALVA” congregou várias centenas de pessoas em Penalva do Castelo

Na tarde do dia 28 de agosto, a Câmara Municipal promoveu, na Praça do Pelourinho, a III edição da FEIRA DO VINHO “DÃO DE PENALVA”, inserida nas Festas do Concelho 2016.

A iniciativa contou com a participação dos produtores/engarrafadores do concelho, nomeadamente: Adega Cooperativa de Penalva do Castelo, Adega da Corga, Casa da Ínsua, Quinta da Rebôtea, Quinta da Vegia e Tavfer Vinhos (Quinta do Serrado).

No decorrer da Feira, o Município entregou um certificado – Prémio Produto de Excelência 2016 – aos produtores/engarrafadores que obtiveram um galardão nacional/internacional (Adega Cooperativa de Penalva do Castelo, Adega da Corga, Casa da Ínsua e Tavfer Vinhos).

Procedeu ainda à entrega dos prémios arrecadados no CONCURSO INTERNACIONAL DE VINHOS “LA SELEZIONE DEL SINDACO”, que este ano teve lugar na cidade de L´Aquila, entre os dias 26 e 28 de maio de 2016. Foram premiados com Medalha de Ouro os Vinhos – Adega de Penalva e Penalva 50 (Adega Cooperativa de Penalva do Castelo); Medalha de Prata – Casa da Ínsua Reserva (Casa da Ínsua) e Adega da Corga – Grande Reserva 2013 (Adega da Corga).

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara, Francisco Carvalho agradeceu a presença dos produtores/engarrafadores de vinho no certame. Foi referindo os vários programas aos quais os agricultores se poderão candidatar no âmbito do Portugal 2020 e realçou a importância que o vinho tem na economia dos Penalvenses.

A animação musical da tarde esteve a cargo do grupo “Mal Amados”, que animaram todos os presentes no recinto.

A Autarquia Penalvense promoveu esta iniciativa com vista à divulgação do Vinho Dão de Penalva, o produto endógeno com maior “peso” na economia do Concelho. No entanto os visitantes puderam ainda apreciar/ degustar o Queijo Serra da Estrela e a maçã Bravo de Esmolfe, também produtos de excelência do nosso território.