Dia Mundial de Turismo para TODOS

A Câmara Municipal, em parceria com a União das freguesias de Antas e Matela, assinalou o Dia Mundial do Turismo, sob o tema "Turismo para TODOS – promover a acessibilidade universal”, no dia 18 de setembro, com um Passeio de Cicloturismo pelo Concelho - Rota de Estrada “Lugares da Memória – circuito 1” (41 km) e uma caminhada, com início e término junto ao Parque Desportivo e Lazer de Antas, culminando com um almoço convívio.

O Dia Mundial do Turismo, assinalado anualmente, no dia 27 de setembro, é uma comemoração global, com o objetivo de realçar o valor do turismo a nível social, cultural, político e económico, sublinhando o vasto potencial do setor do turismo como agente de mudança positiva nos países e comunidades de todo o mundo.

O Passeio de Cicloturismo, contou com a presença de cerca de uma centena de participantes, onde se destaca o Paraciclista João Monteiro, representante do Mozinho MTB, Vice Campeão Nacional de CRI (contra relógio individual - categoria C4) e Vice Campeão Nacional de Paraciclismo (categoria C4); um exemplo que o desporto está acessível a Todos.

A meio do percurso, no edifício-sede da junta de freguesia de Ínsua, os participantes foram presenteados com um reforço alimentar, onde puderam apreciar os famosos produtos endógenos: Queijo Serra da Estrela, Maçã Bravo de Esmolfe, pastéis de feijão “Castendo” e o afamado vinho “Dão de Penalva”.

Os Cicloturistas que percorreram os “Lugares da Memória” concelhios e a centena e meia de pedestrianistas desfrutaram das belas paisagens, manifestaram agrado com a experiência e vivencias que este dia lhes proporcionou e revelaram interesse em regressar.

A atividade teve o apoio da Guarda Nacional Republicana de Penalva do Castelo, dois elementos do Núcleo de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Mangualde, Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo, junta de freguesia de Ínsua, e do patrocínio Liberty Seguros e PJA Ferreira.

A iniciativa teve duplo objetivo: dar a conhecer o património natural e paisagístico das diversas freguesias (Antas, Mareco, Castelo de Penalva, Penalva do Castelo, Esmolfe, Sezures e Matela) e sensibilizar os participantes para as acessibilidades de um concelho que trilha no sentido de uma inclusão reconhecida por Todos e para Todos.