Dia do Idoso Celebrado em Penalva do Castelo

A Câmara Municipal e a Rede Social comemoraram, no dia 21 de outubro, na Casa da Ínsua, o Dia do Idoso, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.

O evento contou com a participação de cerca de 400 idosos, de entre aqueles que estão integrados numa das respostas sociais das oito Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho e outros que se inscreveram em diferentes pontos do concelho.

O dia de atividades foi iniciado com a celebração da Eucaristia dirigida pelos párocos do concelho, Manuel Clemente, José António e Ermelindo Ramos, num momento particularmente apreciado por todos tendo, de seguida, sido servido um almoço, de carácter gratuito, com o objetivo de proporcionar um momento de convívio.

A abrir o programa da tarde esteve o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Carvalho, que enalteceu os presentes tendo reforçado a intenção do Município em continuar a apostar em projetos direcionados para a terceira idade enquanto forma de recompensa por todos os contributos que aquela geração deu e continua a dar ao concelho.

Seguidamente, cada uma das oito Instituições Particulares de Solidariedade Social presentes fizeram a apresentação de um pequeno vídeo com o objetivo de divulgar o trabalho que cada uma realiza junto da população sénior bem como o seu dia-a-dia.

Os momentos recreativos continuaram com a animação musical do grupo 3G Music, onde não faltou a vontade de dançar, sendo terminado com a realização de um lanche.

Marcaram, ainda, presença na comemoração deste dia a Vereadora com competências delegadas no pelouro da ação social, Professora Lucília Santos e o Vice-presidente da Câmara, José Laires, tendo confraternizado com os idosos penalvenses.