TURISMO COM SENTIDO(S) ASSINALA DIA INTERNACIONAL DAS CIDADES EDUCADORAS

A Câmara Municipal assinalou o Dia Internacional das Cidades Educadoras, celebrado pela primeira vez no mundo, a 30 de novembro, com uma visita guiada a um grupo da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, tendo sido a primeira experiência turística, no concelho, direcionada a pessoas com deficiência visual.

Deste modo, o Município deu os primeiros passos a caminho do turismo inclusivo, em que a igualdade de oportunidades se tornou uma realidade, para que qualquer cidadão possa ter acesso à informação, criar as suas próprias experiências e desfrutar das gentes e da identidade de Penalva do Castelo.

Esta atividade teve como objetivos principais: compreender as necessidades dos turistas com limitações visuais e os requisitos, de apoio, específicos da oferta turística (orientação, mobilidade, comunicação, utilização de equipamentos) e sobretudo proporcionar experiências e oportunidades educativas que estimulam os sentidos.

Na visita à Casa da Ínsua, os participantes tiveram a oportunidade de fazer queijo, conhecer a história da família dos Albuquerque e explorar sensorialmente os belíssimos jardins do Solar.

No final da visita puderam ainda degustar a aromática Maçã Bravo de Esmolfe e o pastel de feijão “Castendo”.

Ainda neste âmbito, Penalva do Castelo, juntou-se a 32 dos 61 Municípios Educadores de Portugal e participou no Dossiê “Ser Cidade Educadora”, um documento que consiste numa compilação de Boas Práticas promovidas pelos municípios, que materializam os princípios da Carta das Cidades Educadoras, um reconhecimento nacional e internacional das ambições e aspirações de Penalva do Castelo, enquanto “Cidade” Educadora, no espaço temporal de dez anos.

O Município consciente que estes passos rumam à igualdade, irá continuar a apostar e a promover outros projetos “com sentido(s)” com vista à adaptação de espaços públicos, recursos e serviços de interesse turístico a pessoas com necessidades especiais, temporárias ou permanentes, de modo a garantir um acolhimento inclusivo a Todos.

Boletim Rede Portuguesa das Cidades Educadoras
Ver Ficheiro (PDF)