FORAM CANTADAS AS JANEIRAS EM PENALVA DO CASTELO

A Câmara Municipal em conjunto com a Associação Cultural Social Recreativa e Desportiva de Germil – “Os Melros” organizaram o tradicional ENCONTRO DE JANEIRAS, na Igreja da Misericórdia de Penalva do Castelo.

Como é habitual, no segundo fim-de-semana do mês de janeiro, as coletividades juntam-se para cantar as Janeiras a todos os Penalvenses e visitantes.

A tarde foi abrilhantada com a atuação de treze coletividades culturais/escolas de música do concelho: o Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo; a Escola de Música de Ínsua; a Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo, os Escuteiros; o Rancho Folclórico de Penalva do Castelo; o Grupo de Cantares de Pindo; o Grupo Concertinas do Dão; a Casa do Povo de Esmolfe; a Tuna Realense; a Tuna São Martinho de Pindo; o Grupo Musical “Os Melros”; o Grupo de Cantares Pena Alba e o Grupo de Cantares de Vila Cova do Covelo.

Foram interpretados temas alusivos à tradição das janeiras, alguns originais e outros recolhidos na região.

No final do espetáculo, decorreu na Sede da Banda um lanche de confraternização entre as coletividades e quantos quiseram associar-se a este convívio.

O evento teve o apoio da Banda Musical e Recreativa e da Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo.

O objetivo do encontro é incentivar a preservação do cantar de Janeiras, com as tradicionais letras e melodias desta quadra, promover a convivência entre os participantes e o público.