Biblioteca Municipal promoveu mês de iniciativas para todos

A Biblioteca Municipal promoveu, ao longo do mês de dezembro, um conjunto de iniciativas e atividades, direcionado a todos os seus públicos, que possibilitou a obtenção de novos conhecimentos, a aquisição de novas competências, a promoção do livro, da leitura e de autores/criadores locais e o desenvolvimento da sensibilidade cultural e criativa da comunidade.

No dia 3 de dezembro, foi inaugurada a exposição de pintura a óleo “Momentos Solitários”, do jovem artista Vítor Lopes, a qual permaneceu disponível ao público até ao início de janeiro de 2017. Esta exposição, inserida no âmbito da comemoração do “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”, para além de demonstrar o inequívoco talento deste jovem pintor, constituiu uma oportunidade de enriquecimento da sensibilidade artística de todos quantos a visitaram.

No segundo sábado do mês (10 de dezembro), foram dinamizados, pelo Estúdio de Tipografia Quadratim Letterpress, dois Workshops sobre “A Arte e a Magia da Tipografia Tradicional” (um para crianças e outro para adultos). O tipógrafo credenciado Luís Nunes e a sua aprendiz, Vânia Nunes, demonstraram como a reinvenção desta arte tradicional, que se julgava perdida, possibilita a realização de trabalhos únicos e requintados que primam pela diferença.

O dia 17 de dezembro foi inteiramente dedicado à promoção de dois livros e de dois autores/criadores penalvenses, o jovem Rafael Sales e o Sr. Salomão Cruz. O primeiro, uma banda desenhada apresentada durante a manhã, intitula-se “Detective Raton” e foi escrito e ilustrado pelo jovem e talentoso Rafael Sales. Para além da apresentação da BD, o autor brindou todos os presentes com uma demonstração exclusiva das técnicas de desenho utilizadas na criação das personagens da história.

Na tarde do dia 17, aconteceu o lançamento do livro “Crónicas, Contos e Rimas”, da autoria do Sr. Salomão Cruz. A apresentação do livro esteve o cargo do Dr. Rebelo Marinho e contou com intervenções do presidente da Câmara e da Assembleia Municipal de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho e Vítor Fernandes, e do seu autor, Salomão Cruz.

Também os projetos residentes “Sábados na Biblioteca”, com sessões especiais de Natal, e “Literacia Inform@tica Para Todos” merecem destaque. Este último constitui uma iniciativa formativa de inclusão e literacia digital, direcionada à população adulta e sénior do concelho, e integrou os grupos de formandos 18º e 19º. Trata-se de um projeto já distinguido com os prémios “inclusão e Literacia Digital” (FCT) e “Boas Práticas em Bibliotecas Públicas – menção honrosa” (DGLAB).

O conjunto, amplo e diverso, de atividades e iniciativas, promovido durante o mês de dezembro, demonstra o esforço da Biblioteca Municipal continuar a ser “uma casa onde cabe toda a gente”.