Centenário da participação penalvense na Primeira Grande Guerra: convite à partilha de histórias, memórias e objetos dos militares que “serviram na Flandres”

Nos anos de 1917 e 1918, mais de duas centenas de militares oriundos do concelho de Penalva do Castelo integraram o Corpo Expedicionário Português, embarcaram para a Flandres e combateram na Primeira Grande Guerra (1914-1918).

No ano em que se assinala o centenário da entrada de militares penalvenses neste primeiro conflito bélico à escala mundial, a Câmara Municipal de Penalva do Castelo convida toda a comunidade a divulgar histórias e memórias de familiares mobilizados, bem como a ceder, por empréstimo, os objetos militares ou pessoais que tenham em sua posse (fotografias, postais, condecorações, caderneta militar, carta de um familiar, diários, objetos militares usados, etc.).

As informações, as memórias e os objetos recolhidos contribuirão para a dinamização de iniciativas futuras de registo e divulgação contextualizada de tudo o que evoque os penalvenses que “serviram na Flandres”, designadamente para a realização de uma exposição que permita recordar a presença penalvense na “Guerra de 14/18” e, simultaneamente, homenagear todos os naturais do concelho que nela participaram.

Para mais informações, contacte a Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo (965064126 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Para ver cartaz completo, click na imagem abaixo.