Espaço Sénior: “Usos e Costumes Penalvenses da Quarta-feira de Cinzas ao Sábado de Aleluia”

As celebrações locais da Páscoa são seculares e repletas de tradições! Por isso, a segunda iniciativa do “Espaço Sénior” de 2017 teve a Páscoa como mote central, especialmente os usos e costumes locais desde a “Quarta-Feira de Cinzas” até ao “Sábado de Aleluia”.

Com esta iniciativa de animação sociocultural, de ocupação criativa e de partilha de memórias e saberes, a Biblioteca Municipal pretendeu recordar e “reviver” este período especial, através da partilha de memórias sobre o jejum, as orações, as tradições cristãs do Domingo de Ramos, o significado de cada um dos ornamentos do Dia de Páscoa, as ocupações e preocupações (preocupação com limpezas, preparação da mesa, relação com vizinhos e famílias, os afilhados (bênção e folar)), etc..

Depois e para que se cumprisse a tradição, os nossos seniores elaboraram, de forma muito criativa, o tradicional ramo (com loureiro, alecrim, oliveira, laranja, rebuçados,…) para levarem à bênção na missa de Domingo de Ramos!

Em plena quaresma e muito próximos da semana santa, a Biblioteca Municipal deu seguimento ao seu propósito de incentivar a inclusão social e de contribuir para um envelhecimento ativo e criativo da população sénior de todo o concelho, contrariando, desta forma, situações de isolamento social e estimulando a partilha de memórias vividas.

As diversas sessões promovidas contaram com a participação de mais de 60 seniores, todos eles utentes das diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Penalva do Castelo (Centro Social de Sezures, Irmandade da Santa Casa da Misericórdia Penalva do Castelo, Centro Social Paroquial de Antas, Centro Social Cultural Aníbal Pina Gouveia – Matela, Os Melros – Associação Cultural Social Recreativa e Desportiva de Germil, Centro de Promoção Social de S. Martinho de Pindo e Centro Social Paroquial de Castelo de Penalva).