Hidroginástica

 

A HidroginásticaA hidroginástica é uma atividade física agradavél através da qual podemos adquirir uma boa condição física, com a melhoria das capacidades de coordenação, resistência e flexibilidade ( melhoria na amplitude de movimentos ) e melhorar, no geral, a nossa forma física.

É de realçar, sobretudo, sensação relaxante de bem-estar que está aliada à atividade, devido ao efeito de massagem que a água provoca no nosso corpo com a ajuda do ritmo imposto pela música utilizada nas aulas.

Deste modo, podemos ter uma aula divertida, onde ocorrem momentos de grande intensidade física e momentos relaxantes, tendo sempre a preocupação de boa disposição, divertimento e o bom clima na aula.

A água é uma fonte inesgotável de alegria e saúde e, através de exercicios simples ou complexos, isolados ou combinados, aliados à música, provoca uma sensação de alegria e bem-estar.   Destinatários. Esta atividade destina-se a todas as pessoas sem limite de idade, que através da ginástica na água queiram melhorar ou recuperar a sua condição física. 

Há pessoas que não lhes é permitido fazer atividade física fora de água, devido ao excesso de peso, problemas articulares, ou outros, e que com esta atividade ( hidroginástica ), todos os que querem divetir-se e fazer desporto podem fazê-lo sem grandes condicionalismos.   Vantagens da Hidroginástica. Dentro da água os alunos exercitam-se com mais conforto, porque a flutuação proporciona alívio de peso corporal podendo, assim, efetuar determinados movimentos que fora de água e tornam dificeis e dolorosos de executar. 

Assim, podemos indicar algumas destas vantagens :

Alívio do peso corporal
Diminuição da sobrecarga de esforço sobre as articulações 
A água com o seu efeito relaxador facilita amplitude articular e por sua vez a facilidade de execução dos exercícios
Diminuição dos choques e das lesões desportivas  Diminuição das Dores Lombares Sobre o efeito da água o corpo fica mais leve, assim a coluna vertebral "solta-se", as vertebras e o seu conjunto articular ganha mais amplitude. Os músculos posturais, usados para nos manter de pé, são menos agredidos violentamente, o que nos permite trabalhar melhor com o resto dos músculos, aliviando deste modo a região lombar.   Melhor Circulação Sanguínea. A pressão hidrostática exercida pela água sobre o corpo humano ativa a circulação sanguínea. Por outro lado, atividade física decorrida ao ritmo da música estimula a tonificação muscular e, também, a irrigação desses mesmos músculos. Se for conseguida uma maior irrigação nível muscular, então, o seu rendimento vai melhorar, aumentando a resistência, a tonicidade e a flexibilidade do individuo.   Respiração mais profunda. O diafragma ( músculo essencial na respiração ) vai ser tonificado com os exercícios efetuados na água, ajudando pelo ritmo pelo Professor com a utilização da música, o que vai permitir uma maior ventilação pulmonar.  

Siga-nos

Acompanhe-nos nas redes sociais:

    

Contactos

  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  232 640 020
  232 640 021/22
  Avenida Castendo, 3550-185 Penalva do Castelo
N 40º 40´33´´ W 07º 42´07´´