Biblioteca Municipal dinamizou a ação "As mãos não são para bater" em Vouzela

A equipa da Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo, com o apoio voluntário das professoras Marta Vieira e Marta Amaral, deslocou-se, a convite da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vouzela, no passado dia 2 de abril, a Vouzela, para dinamizar/partilhar a ação "As mãos não são para bater" e para ajudar a assinalar localmente o "Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância 2017".

Com o apoio de duas velhas malas de viagem e de um Kamishibai (teatro de papel), foi trabalhada a história/mensagem e dinamizados momentos de reflexão, interação e muita diversão, transportando todos os presentes pelo mundo dos afetos, da compreensão e da não-violência (especialmente entre pares).

A iniciativa decorreu na "Galeria Leituras (In)esperadas", um espaço fantástico onde, com o acolhimento e a afetuosa participação da comunidade vouzelense, se procurou mostrar, de forma lúdico-didática e muito divertida, as várias maneiras positivas de se usar as mãos ("se for para bater, que seja apenas para bater palmas").

A sessão terminou com uma interessante oficina de Língua Gestual Portuguesa, durante a qual todos os presentes tiveram oportunidade de aprender a "ouvir com os olhos" e a "falar com as mãos".

Vídeo produzido pelo Município de Vouzela
Publicação da Biblioteca Municipal no facebook