MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA E JUVENTUDE COM FORTE ADESÃO DA COMUNIDADE

Durante o passado mês de abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penalva do Castelo, em articulação com os demais parceiros, associou-se à campanha nacional ABRIL, MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA E JUVENTUDE através da realização de um conjunto de atividades que procuraram envolver a comunidade nesta problemática e alertar para o importante papel que todos nós em geral e cada um em particular podemos ter na prevenção dos maus-tratos às crianças e jovens.

A abrir o mês foi efetuada uma ação de sensibilização em todos os estabelecimentos de ensino do Pré-Escolar e 1º CEB do concelho, onde foi distribuída a história do laço azul que enquadra este mês e a atividade para pais e filhos “Quantos Queres?”. Simultaneamente, lançou-se o desafio a todos os alunos desde o Pré-Escolar ao 3º ciclo do ensino básico para que participassem na iniciativa “Fotografia de Família”, que dará lugar a uma exposição no âmbito do Dia Internacional da Família.

Entre os dias 20 e 27 foi efetuada, em todos os estabelecimentos de ensino Pré-Escolar e 1º CEB uma dramatização, realizada pela equipa da Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo, que teve por base o livro de John A. Rowe “Dá-me um abraço”, onde houve oportunidade para criar verdadeiros momentos de diversão e reflexão em torno da importância dos afetos na vida de todos nós.

No dia Municipal para a Prevenção dos Maus-tratos na Infância e Juventude, assinalado a 24 de abril, foi realizada a exposição “O laço azul da minha escola” no jardim anexo à Fonte dos Namorados, com os laços decorados pelas escolas e jardins de infância concelhios.

A encerrar o mês realizou-se, no dia 22 de abril, a terceira “Caminhada Azul”, em colaboração com o Gabinete de Desporto, Juventude e Tempos Livres da Câmara Municipal e com o Agrupamento 149 do Corpo Nacional de Escutas, que teve como principal propósito sensibilizar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e para o dever de denúncia dos mesmos, a que todos nós estamos sujeitos. A iniciativa, que contou com a presença de cerca de 150 pessoas, foi especialmente pensada para famílias com crianças, pelo que ao longo do percurso estavam disponíveis diversas atividades para realizar em conjunto.

Antes da partida para a caminhada houve um momento de animação protagonizado pelo grupo de dança da Associação Rio Côja, bem como uma largada de balões azuis por parte de todos os participantes, enquanto gesto de solidariedade com todas as crianças que são ou foram vítimas de maus-tratos.

Este ano também os estabelecimentos comerciais e entidades públicas aderiram à causa, através da colocação de material alusivo ao tema em local visível.

Um mês recheado de atividades, sensibilização e informação em que crianças e graúdos participaram e mostraram-se cada vez mais conscientes da importância da prevenção universal ao nível da Promoção e Proteção dos direitos das crianças e do seu superior interesse.

E não se esqueça que SÓ O CORAÇÃO PODE BATER!