ROTA DOS AMBIENTES RURAIS SUPERA EXPECTATIVAS

Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Junta de Freguesia de Castelo de Penalva e apoio da Associação Cultural Castro de Pena Alba, Grupo Desportivo Cultural Bela Vista, Centro Social Paroquial de Castelo de Penalva, Bombeiros Voluntários, Unidade de Cuidados à Comunidade de Pena D’Alva e Agrupamento 149 CNE Ínsua, realizou-se, no dia 7 de maio, o percurso pedestre “PR4 PCT Rota dos Ambientes Rurais”.

O percurso teve início na Igreja Matriz ou de S. Pedro em ambiente descontraído e animado com a presença das divertidas “Marias Malucas” Romeiras de Portugal que proporcionaram uma manhã “agitada”.

Ao longo do percurso, os participantes foram surpreendidos com alguns momentos de recriação histórica e animação, nomeadamente: o café na panela de ferro; os árabes, os romanos, o resineiro, fonte dos namorados, as lavadeiras no rio Dão, o burro com a carroça, o forno a lenha, a travessia das poldras, utensílios agrícolas de outrora, a adega típica e o alambique. Foi ainda possível a visita ao interior das capelas e igrejas, apreciar a fauna e flora e o património desta freguesia.

A presente edição superou as expetativas, tendo havido uma especial participação e grande envolvimento da comunidade local na dinamização do percurso pedestre, que fizeram questão em participar através do apoio e incentivo, dando a conhecer algumas especialidades desta freguesia. O reforço, em Vilar do Dão, foi um dos momentos em que os participantes puderam degustar essas iguarias, destacando-se a bola de chouriça/carne acabada de sair do forno a lenha. Os afamados bolinhos de batata e as filhós também deliciaram os presentes.

O artesanato (em madeira, os estalinhos de carnaval e a cestaria) e alguns dos produtos endógenos, como o vinho e o azeite, também se fizeram representar, tendo sido expostos em determinados pontos do percurso.

O almoço convívio foi abrilhantado pela Tuna Realense que animou os participantes.

As diversas animações/recriações, durante a caminhada, encantaram os visitantes que manifestaram agrado e intenção de regressar, ao concelho, para conhecer os outros percursos pedestres que se revelam dinâmicos, atrativos e diferenciadores.

Além deste percurso pedestre, existem no concelho mais quatro percursos pedestres devidamente sinalizados cuja calendarização 2017 é: PR2 PCT Caminho dos Galegos/Rota de Santiago, em Mareco (4 de junho); PR2 PCT Rota da Sr.ª da Ribeira, em Moinhos de Pepim (11 de junho); PR5 PCT Trilho do Ryal, em Real (2 de julho) e PR3 PCT Rota dos Cenários do Passado, em Esmolfe (23 de julho).

Venham conhecer os nossos percursos pedestres, que preservam memórias, Identidade Local e proporcionam momentos únicos de cultura e animação!