CAMINHADA “TRILHO ENTRE DÃO E LUDARES” E PASSEIO DE CICLOTURISMO

A Câmara Municipal de Penalva do Castelo, em colaboração com as juntas de freguesia de Trancozelos e Germil, promoveu, no dia 21 de maio, a Caminhada “Trilho entre Dão e Ludares”. No mesmo dia decorreu, também, o Passeio de Cicloturismo pela Rota de Estrada Lugares da Memória: circuito 2.

A Caminhada “Trilho entre Dão e Ludares”, com aproximadamente 10 km, teve início no Largo de S. Matias, em Trancozelos, e terminou na Capela de N. Srª da Piedade, em Germil.

Foi o primeiro trilho interfreguesias, realizado no concelho, que teve como principal objetivo dar a conhecer o património, em ambiente descontraído lado a lado com os Rios Dão e Ludares.

O percurso atravessou a bela paisagem pautada pelos vinhedos, de perder de vista, da Quinta do Mosteiro, passando pelo Mosteiro da Ordem do Santo Sepulcro (1ª Casa da Ordem do Santo Sepulcro na Península Ibérica), Ponte Medieval e Moinhos de água do Pisão, em pleno funcionamento, onde foi possível assistir a uma recriação histórica (protagonizada pelo Rancho Folclórico de Penalva do Castelo).

Os recantos, as paisagens verdejantes e apelativas à beira rio, acompanhadas pela frescura deste encanto natural, são uma constante deste trilho, sinónimos do melhor que esta região e a natureza têm para nos oferecer.

Ao longo do Passeio de Cicloturismo, pela Rota de Estrada Lugares da Memória: circuito 2, com cerca de 35 km, os participantes puderam desfrutar das belas paisagens primaveris e agradáveis recantos das freguesias de Ínsua, Pindo, Germil, Real, Castelo de Penalva e Trancozelos.

Entre caminhantes e cicloturistas, participaram mais de 300 elementos com chegada ao bonito sítio, da Sra. da Piedade, em Germil.

A Autarquia Penalvense através da realização destas iniciativas, de cariz desportivo/cultural, pretende além da promoção da prática do exercício físico, proporcionar aos caminhantes a descoberta das várias freguesias do Concelho e do seu património, nas diversas vertentes (histórico, cultural, natural, paisagístico, entre outros), bem como divulgar os seus produtos endógenos.

Este evento teve o apoio da Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo, Associação Cultural Social Recreativa e Desportiva de Germil “Os Melros”, junta de freguesia da Ínsua, Rancho Folclórico de Penalva do Castelo e patrocínio da Liberty Seguros, Germil Trans e SAEP (Sociedade Agrícola Equipamento Pecuário, Lda).