SEMINÁRIO “ALIENAÇÃO PARENTAL, COPARENTALIDADE E DIREITOS DAS CRIANÇAS”

Decorreu no dia 12 de junho de 2017, na Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo, o seminário “Alienação Parental, Coparentalidade e Direitos das Crianças”.

Esta iniciativa, dinamizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Penalva do Castelo em parceria com o Município do Concelho, destinou-se a técnicos com funções especiais na área da infância e juventude, bem como a toda a comunidade com interesse nesta problemática.

A sessão de abertura foi efetuada pela Vereadora do Município, Prof. Lucília Santos, que saudou e agradeceu a presença de todos e chamou atenção para a importância dos assuntos a debater durante o seminário.

Destacou-se a importância de combater este Síndrome de Alienação Parental, procurando ajuda profissional de forma a minimizar as consequências nefastas sobre a criança e pessoa alienada.

A alienação parental é um comportamento devastador adotado por um dos conjugues de forma a destruir a imagem e romper os laços afetivos da criança com o outro conjugue. O comportamento é verificado mais frequentemente em situações de divórcio/ separação, mas não só.

Por sua vez, a coparentalidade é a cooperação conjunta de ambos os conjugues para o bem-estar dos filhos/ crianças. Destaca-se como uma forma saudável e positiva para reduzir o impacto da separação, focando-se no futuro e tendo como sentido as responsabilidades parentais.

As crianças e os pais têm direitos que, quando respeitados, previnem e protegem o bem-estar de ambos, facilitando o desenvolvimento global da criança.

Com este seminário, a CPCJ pretendeu sensibilizar a comunidade e gerar alguma mudança social no que se refere à alienação parental, coparentalidade e direitos das crianças.

Toda a criança merece ser feliz e para isso é fundamental que tenha amor, segurança e regras.