ROTA DA SENHORA DA RIBEIRA REAVIVA MEMÓRIAS DE OUTRORA

A Câmara Municipal, em colaboração com a Associação Rio Côja e a Junta de Freguesia de Pindo promoveram no dia 11 de junho, a dinamização do PR1 PCT Rota da Senhora da Ribeira, em Moinhos de Pepim – Pindo.

O percurso pedestre teve início junto da capela da Senhora da Ribeira com um breve aquecimento, tendo prosseguido por entre vários cenários do mundo rural permitindo aos participantes, reavivar memórias de outrora, desfrutar do aprazível ambiente natural, património local e de momentos de salutar convívio.

Os cerca de 10 km de trilho foram pautados por momentos de animação e visitas a pontos de interesse da freguesia, destacando-se: o Forno a Lenha (no qual foram confecionados os afamados bolos de azeite doces e o pão de trigo); saltar à Fogueira dos Santos Populares; a casa e capela da Quinta Nova; a oficina do artesão Joaquim Gonçalves (entrançado de cordas e madeira); Moinho de Água; Lagar de vinho tradicional; a Quinta Rebôtea (Lagar de Azeite e Adega; Capela de Santo António e Capela da Senhora da Ribeira.

No meio do percurso, na Quinta Nova, os pedestrianistas tinham à sua espera sabores tradicionais, confecionados pela comunidade local, acompanhados pela atuação das alunas da escola de Dança da Associação Rio Côja.

No final do percurso, no parque de merendas, decorreu o tradicional almoço convívio.

Esta iniciativa contou com o apoio do centro de Saúde de Penalva do Castelo, através da Unidade de Cuidados à Comunidade de Pena D’Alva, que efetuou um rastreio de saúde no início do percurso.

O Município Penalvense, em colaboração com outras instituições concelhias, tem calendarizado ainda, a dinamização do PR5 PCT “Trilho do Ryal”, no dia 2 de julho, em Real e o PR3 PCT “Rota dos Cenários do Passado” no dia 23 de julho (inserido no programa das Festas do Povo) em Esmolfe.

Aceite o convite para participar nos Percursos Pedestres! Visite as pitorescas freguesias de Penalva do Castelo: partilhe emoções com as nossas gentes!