Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo: uma Biblioteca Viva e Ativa (seis anos ao serviço da comunidade)

A Biblioteca Municipal comemorou, entre os dias 01 e 09 de junho, o seu 6º aniversário através de um conjunto de atividades de âmbito cultural, direcionadas aos leitores e utilizadores de todas as gerações. Tratou-se de uma iniciativa alargada que permitiu assinalar “meia dúzia” de anos ao serviço de uma grande comunidade de leitores, utilizadores e amigos, sempre com base na “igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social”.

Nesta ocasião especial, a Biblioteca Municipal recebeu a visita de um grande número de convidados igualmente especiais, como são os utentes das diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Penalva do Castelo. No âmbito do projeto “Espaço Sénior” e para tão ilustres convidados, foi promovido um conjunto de ações de animação sociocultural, de ocupação criativa e de partilha de memórias e saberes, das quais se destacou uma original peça de teatro, interpretada pela equipa da biblioteca.

E porque “A Biblioteca é uma Casa onde cabe toda a Gente”, a comemoração do 6º aniversário estendeu-se ao longo de cerca de uma semana, para que todos, sem exceção, se juntassem à festa!

Do programa recheado de iniciativas, destacou-se não só as ações direcionadas ao público adulto e sénior, mas também aos bebés e crianças mais novas do concelho, em particular aos pequenos utentes das creches “Aldeia das Brincadeiras” (Sezures) e “Aprender a Brincar” (SCMPC), aos formandos do “Projeto Idiomas (Língua Inglesa)” e às famílias através de um “Sábado na Biblioteca” especial de aniversário, que incluiu um grande espetáculo de magia (“Biblioteca Mágica”), e, entre outros, hora(s) do conto, jogos criativos, oficinas de expressões e ciência divertida, pintura coletiva de mural e momentos musicais. As comemorações encerraram com uma concorrida sessão de “Cine-Biblioteca”, na noite do dia 09.

A adesão de leitores/utilizadores e amigos (de todas as idades) às atividades e iniciativas da Biblioteca Municipal, registada nestes dias e ao longo dos últimos seis anos, confirma que esta instituição de leitura pública tem reforçado a sua oferta do livre acesso à educação, à (in)formação, ao conhecimento, à cultura, à recreação, à(s) literacia(s) e ao lazer, procurando responder sempre positivamente às necessidades e às expetativas de toda a comunidade de leitores e utilizadores que serve.