Parque da Lameira em Penalva do Castelo inaugurado

O Parque da Lameira, em Penalva do Castelo, foi inaugurado no dia 23 de junho de 2017, pelo presidente da junta de Freguesia de Ínsua, José António Araújo Lopes e pelo presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Francisco Lopes de Carvalho.

No início da cerimónia, esteve presente o Sr. Padre José António, que procedeu à bênção do espaço e proferiu algumas palavras sobre esta nova infraestrutura que vem dar mais um espaço verde à Vila. Referiu “que neste espaço, toda a gente é bem-vinda, desde que venha por bem”.

Usaram ainda da palavra o presidente da junta de Freguesia e Ínsua, que enalteceu o trabalho realizado pela Câmara Municipal para a renovação de um espaço que noutros tempos serviu para acolher em pré fabricados, famílias que regressaram do Ultramar. Nos últimos anos, com o realojamento das famílias, o terreno ficou abandonado e sem condições, o que levou a autarquia a avançar com a requalificação.

O presidente da Câmara Municipal felicitou o autor do projeto, funcionário da Autarquia, Jorge Matos e a empresa que executou a obra, Matos&Pindo, instalada no Concelho. Esta intervenção “pretendeu valorizar todo o espaço, assumindo este uma centralidade reforçada, tornando-o um espaço privilegiado de lazer, manutenção, social, de utilização e culto religioso.”  Este espaço já era um anseio deste executivo desde a sua tomada de posse.

Na iniciativa esteve presente a Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo, que fez uma arruada pela rua principal até ao Parque da Lameira, onde tocou algumas músicas.

O Parque da Lameira tem como objetivo principal oferecer uma melhor qualidade de vida urbana a toda a comunidade Penalvense e a quem visita as terras de “Castendo”, salientando-se como atração turística a estação de serviço para caravanas.

Inserida no parque, está a “Capela” de S. Pedro que também foi requalificada e que recebe a festa do patrono no mês de junho.

Foram executados novos arruamentos, proporcionando assim melhor circulação e serventia às habitações; execução de passadeiras; construídas instalações sanitárias públicas de apoio, assim como reconstruídos os tanques de lavagem de roupa.

No projeto, foram definidas três zonas de intervenção, que em conjunto fazem parte de um todo com coerência – Zona Central; de lazer, manutenção e de culto; Zona Poente, de lazer e utilização e Zona Nascente, de lazer.

Penalva do Castelo Com Vida!