TRILHO DO RYAL PROMOVE PATRIMÓNIO DA FREGUESIA

A junta de freguesia de Real em parceria com a Câmara Municipal dinamizaram no dia 2 de julho o Percurso Pedestre anual “Trilho do Ryal” que circunda parte do território da freguesia de Real, numa extensão de 9 km.

A concentração decorreu junto ao Sobreiro Centenário, onde foi possível recolher águas e maçãs e os interessados puderam medir a tensão arterial – ação realizada pela Unidade de Cuidados na Comunidade Pena d'Alva.

A meio do percurso, no forno comunitário os caminhantes foram surpreendidos com alguns miminhos confecionados pela comunidade local, as deliciosas cavacas, biscoitos e fruta da época.

No final do trilho decorreu um almoço convívio na antiga escola.

Durante a tarde houve animação musical com Tiago Marques, malha, sueca e outros jogos tradicionais, encerrando com um concerto da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo.

Houve serviço de bar assegurado pela secção de desporto da Associação Cultural Recreativa e Social de Real.

Os caminhantes tiveram a oportunidade de associar a prática do exercício ao convívio, desfrutando de um dia de sol radioso e da beleza natural, paisagens e património existente neste território.

No âmbito da calendarização anual dos Percursos Pedestres e Rotas de Estrada, o Município Penalvense tem previsto, no dia 23 de julho, a dinamização da Rota dos Cenários do Passado, em Esmolfe e dia 17 de setembro (Comemoração do dia Mundial do Turismo) a realização de um Passeio de Cicloturismo pela Rota de Estrada “Lugares da Memória - Circuito 1”.