PR3 PCT ROTA DOS CENÁRIOS DO PASSADO Com momentos de recreação histórica

A Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de Esmolfe, a Casa do Povo de Esmolfe e o Agrupamento 149 - Ínsua - Corpo Nacional de Escutas dinamizaram no dia 23 de julho, na localidade de Esmolfe, o percurso pedestre “PR3 PCT Rota dos Cenários do Passado”, com momentos de animação.

A Rota, com 8 km de distância, juntou cerca de cem participantes, tendo início e término junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

A freguesia de Esmolfe foi palco de “Cenários do Passado”, recreados pelo Agrupamento Nacional de Escutas, designadamente, o cerimonial fúnebre nas sepulturas medievais, a reconstituição e representação do funcionamento da lagareta; a passagem pelo pontão milenar; a cerimónia fúnebre na Anta do Penedo do Com (interior e átrio) e a recriação de uma refeição pré-histórica num abrigo natural.

Esta iniciativa contou com o apoio do centro de Saúde de Penalva do Castelo, através da Unidade de Cuidados na Comunidade Pena d'Alva, que efetuou um rastreio de saúde no início do percurso.

No final do percurso realizou-se um agradável almoço convívio no largo do recreio da antiga Escola Primária.