Rancho da Casa do Distrito de Viseu esteve em Penalva do Castelo

No passado dia 4 de agosto, os elementos do Rancho da Casa do Distrito de Viseu – Rio de Janeiro – Brasil foram recebidos na Adega Cooperativa de Penalva do Castelo, onde tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada às instalações. No final foram brindados com uma prova de vinhos, acompanhada com o queijo Serra da Estrela de Penalva do Castelo.

A meio da tarde deslocaram-se até ao edifício dos Paços do Concelho, onde foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal.

No Salão Nobre decorreu uma breve cerimónia, onde usou da palavra o prof. José Ernesto, António Cardão, Flávio Martins e Francisco Carvalho.

Na sua intervenção, Francisco Carvalho fez uma breve caracterização do concelho onde destacou os produtos endógenos (Vinho do Dão, Maçã Bravo de Esmolfe e o Queijo Serra da Estrela) e as gentes acolhedoras. Referiu a existência de um número considerável de Penalvenses, radicados no Brasil, salientando o importante papel da Senhora Vereadora da Câmara do Rio de Janeiro Teresa Bergher, uma Penalvense, natural de Mareco, que tudo tem feito para o estreitamento de laços entre as duas comunidades. Aproveitou ainda para agradecer a deslocação às terras de “Penalva”.

Ao anoitecer o Rancho participou no Festival de Folclore em conjunto com o Rancho Folclórico de Penalva do Castelo, na Antiga Praça do Mercado.

A iniciativa, assistida por mais de duas centenas de pessoas, inseriu-se na visita que a Casa do Distrito de Viseu está a efetuar pela Europa, procurando estreitar relações e trocar experiências culturais entre os dois povos.