O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2016 distingue Penalva do Castelo, com o 1º lugar no distrito de Viseu com maior equilíbrio orçamental

Segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses do ano de 2016, Penalva do Castelo ficou em 21º lugar do País e em 1º lugar do distrito de Viseu com maior equilíbrio orçamental (comparação entre a receita bruta cobrada e despesa corrente acrescida das amortizações de empréstimos de médio e longo prazo).

O presente documento ainda refere que somos o 17º Município e 1º do distrito de Viseu, com menor prazo médio de pagamento a fornecedores, três dias em média.

No Ranking Global dos Municípios Portugueses de pequena dimensão encontra-se na lista dos 100 melhores classificados globalmente, o concelho aparece em 18º lugar, subindo 3 posições em relação ao ano anterior.

No Ranking Global dos Municípios do distrito de Viseu com melhor pontuação global surge em 3º lugar, sendo apenas ultrapassados por Penedono e Mortágua.

O estudo, que vai já na sua 13ª edição, analisa as contas de todas as 308 câmaras municipais do país, de 174 empresas municipais (de um total de 176) e da totalidade dos serviços municipalizados (25).

Este estudo é já uma referência para o poder local em Portugal, constituindo uma radiografia das contas das autarquias locais nacionais.

Os números apresentados refletem o bom trabalho que está a ser levado a cabo pela Câmara Municipal, com total transparência e com pensamento na qualidade de vida dos Penalvenses e gerações vindouras.