DRAMATIZAÇÃO DA HISTÓRIA “KICO E A MÃO” PELA PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E O ABUSO SEXUAL

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penalva do Castelo, em colaboração com a Biblioteca Municipal, assinalou o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual, celebrado anualmente a 18 de novembro, com a dramatização da história “Kico e a Mão” junto dos 330 alunos que frequentam a Educação Pré-Escolar e o 1º CEB do concelho, num total de 16 sessões.

Integrada no projeto residente da Biblioteca Municipal “Era uma vez…”, a dramatização da história “Kico e a Mão”, produzida pelo Conselho da Europa, pretendeu transmitir a regra “Aqui ninguém toca!” às crianças, ou seja, identificar quais as partes do corpo que não devem ser tocadas por outras pessoas, como reagir se isso acontecer e junto de quem devem procurar ajuda, distinguindo o que é o contacto físico bom e o contacto físico mau.

De acordo com dados da ONU, cerca de uma em cada cinco crianças é vítima de violência ou abuso sexual, sendo fundamental trabalhar na prevenção para que estes números alarmantes possam diminuir.