XIII PERCURSO PEDESTRE HISTÓRICO-CULTURAL “Caminho dos Galegos”

O Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo encontra-se a promover, com a colaboração da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, o apoio da Junta de Freguesia de Castelo de Penalva, da União das freguesias de Mareco e Vila Cova do Covelo e da União das freguesias de Tavares (Travanca, Chãs e Várzea), a realização do XIII PERCURSO PEDESTRE HISTÓRICO-CULTURAL “CAMINHO DOS GALEGOS”, no próximo dia 4 de junho de 2017.

Trata-se de uma atividade de pedestrianismo, numa extensão de cerca de 8 km, aberta à participação de todos os interessados, nomeadamente dos que apreciam o prazer proporcionado por uma caminhada e pela observação de belezas naturais, num percurso devidamente arranjado e sinalizado, em terras de Penalva (no mesmo concelho) e de Tavares (concelho de Mangualde). O percurso é circular, inicia-se no Largo Principal de Mareco e termina no mesmo local.

Para além da componente turístico-desportiva de ar livre, irão ser representados, por alunos, professores e funcionários, alguns quadros históricos que irão fazer recuar os participantes ao tempo das peregrinações a Santiago de Compostela. Alguns quadros históricos representados são, por exemplo, a Bênção de um Peregrino, o Hospital do Caminho, a Guarda da Ponte (portagem), a Taberna Medieval, os Salteadores, as Videntes... Ao longo do caminho, encontram-se também o Almocreve, o Mendigo pedindo a sua esmola, Artistas com músicas melodiosas, Bobos da Corte e ainda uma pequena Feira com a venda de alguns produtos de artesanato. Haverá ainda almoço, brinde e animação.

A concentração dos participantes ocorrerá pelas 9h00, no Largo Principal de Mareco. O “Caminho dos Galegos” está sinalizado a partir do centro da Vila de Penalva do Castelo.

Os interessados deverão inscrever-se para o nº 232 640 080 (telefone da Escola-sede) até 24 de maio. As inscrições são limitadas a 500 participantes. Os maiores de 11 anos pagarão €7,00 com almoço (€8,50 após 24 de maio e até 29 de maio) / €5,00 sem almoço (€7,50 após 24 de maio e até 29 de maio).

Venha até Mareco, percorra o “Caminho dos Galegos”, recorde a Rota de Santiago e aprecie a beleza das paisagens no coração do Dão!

Press Release elaborado pelos Coordenadores do Projeto:
Professores Elizabeth Cancelas e Francisco Guedes