Hoje, dia 30 de novembro, celebra-se o “Dia Internacional da Cidade Educadora” e o Município de Penalva do Castelo, membro associado da Rede Territorial de Cidades Educadoras desde junho de 2016, associa-se a esta efeméride, pelo 9º ano consecutivo.
Este ano, sob o lema: “A Cidade Educadora como laboratório de aprendizagens, cidadania e transformação social” pretende-se salientar que a cidade/vila constitui, por si só, uma grande sala de aprendizagens e um laboratório para a experimentação, a experiência e o conhecimento. Uma sala com uma multiplicidade de locais de encontro, ruas, praças, parques e equipamentos educativos, culturais e desportivos, onde se entretecem relações humanas e onde se pode aprender com a diversidade de pessoas, culturas e gerações, cada uma com as suas particularidades, mas presentes no mesmo espaço, que trabalham pelo bem comum e formam uma cidadania reflexiva, responsável e comprometida.
Nesse sentido o Município de Penalva do Castelo partilha um vídeo do Hino das Cidades Educadoras, com imagens do concelho e áudio interpretado, este ano, pelos alunos e professores do Conservatório Regional de Música de Ferreirim – Pólo de Penalva do Castelo com Ensino Artístico especializado da Música, um exemplo de uma boa prática e um verdadeiro “laboratório de aprendizagens, conhecimento e interações sociais”.
O vídeo convida a conhecer lugares, tradições e património, destacando oportunidades e iniciativas que o concelho oferece – um verdadeiro convite para ficar, conhecer e provar.
Este desafio pretendeu envolver e mobilizar os jovens e os agentes culturais do Concelho através de uma celebração dinâmica, ativa e participativa com objetivo de promover o diálogo e dar a conhecer as oportunidades artísticas que o município oferece, contribuindo para a geração de novas sinergias e aprendizagens.
No âmbito desta celebração será ainda hasteada a bandeira de membro da Rede Internacional das Cidades Educadoras, na fachada da Câmara Municipal e será distribuído pelas Escolas e Instituições do Concelho o JOGO ‘MEMÓRIA DE OPOSTOS DA CIDADE EDUCADORA’, um jogo dirigido aos cidadãos em geral (dos 6 aos 99 anos) para trabalhar de forma lúdica alguns valores e ações vinculados aos princípios da Carta das Cidades Educadoras. O objetivo principal é incentivar à reflexão sobre que medidas e atuações se podem empreender individual e coletivamente para melhorar a qualidade de vida e fomentar uma boa convivência no município.
Penalva do Castelo, Município Educador.