JOVENS EM CAMPANHA PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Como forma de se associarem ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, assinalado anualmente a 25 de novembro, 9 jovens estudantes do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo deram a cara pelas mulheres que são vítimas de violência, após repto lançado pela Câmara Municipal.

Através da utilização do mote #ViolênciaÉ, 9 cartazes vão estar em exposição, na Câmara Municipal de Penalva do Castelo, entre os dias 26 e 30 de novembro.

Esta campanha pretende ser um sinal de alerta para esta problemática que de ano para ano tem vindo a assumir uma expressão cada vez maior e para o crescendo de situações de violência que se iniciam na fase do namoro.

Dados de 2014 da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia referem que 33% das mulheres da UE começam a vivenciar situações de violência de ordem física e/ou sexual a partir dos 15 anos de idade, sendo que em Portugal esta percentagem se situa nos 24%.

De acordo com o Relatório Anual da Segurança Interna relativo ao ano de 2017 cerca de 80% das vítimas de violência doméstica no nosso país são mulheres, sendo que os reais dados são superiores àqueles que a estatística demonstra.