PENALVA DO CASTELO PROMOVE ATIVIDADES PELA PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA

“Serei o que me deres…que seja AMOR” é o mote que este ano a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens promove no âmbito das atividades do mês de abril, dedicado à prevenção dos maus-tratos na infância.

À semelhança dos demais anos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penalva do Castelo associa-se à campanha através da realização de atividades que pretendem promover os direitos das crianças e prevenir situações que coloquem em causa o seu bem-estar e desenvolvimento, alertando a comunidade para o importante papel que a denúncia poderá ter na proteção das crianças.

A divulgação da campanha foi realizada no dia 29 de março em todos os estabelecimentos do ensino Pré-Escolar e 1º CEB do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, através da distribuição da história do Laço Azul e de um calendário dos afetos, que propõe para cada dia do mês uma atividade a realizar em família, de forma a reforçar os laços familiares e a promover uma parentalidade positiva.

No dia 01 de abril a abertura oficial do mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância ocorreu através da colocação de algum material alusivo a este mês em pontos estratégicos da vila de Penalva do Castelo, bem como com a distribuição de um laço azul nos estabelecimentos comerciais e instituições públicas do concelho.

No dia 02 de abril e durante todo o mês, a Biblioteca Municipal vai acolher a exposição coletiva “Estendal dos Direitos”, resultado dos trabalhos realizados pelos alunos do Pré-Escolar e 1º CEB no âmbito da comemoração do aniversário da Convenção dos Direitos da Criança.

No dia 13 de abril, realizar-se-á a Caminhada Azul, pelas 15h, junto à Câmara Municipal, na qual se pretende alertar para os sinais a ter em conta nas situações de maus tratos ou negligência e para o importante papel que todos nós podemos assumir na denúncia destas situações. Aos participantes será oferecida uma t-shirt com o slogan da campanha de 2019.

Direcionado aos alunos do 3º ciclo do ensino básico, a CPCJ vai promover, no dia 26, a peça de teatro “Identidade Digital 2.0”, numa iniciativa do Centro Internet Segura em parceria com a Fundação PT. Este espetáculo procura alertar e prevenir para os perigos do mundo digital, contando com um elenco de luxo como Alexandre da Silva, Pedro Górgia e Tiago Aldeia.

No dia 30, uma turma do 5.º ano vai promover a peça de teatro “Direitos da Criança”, dirigida aos alunos do 6º ano.

A encerrar o mês de abril, em todos os estabelecimentos do ensino Pré-escolar e 1º CEB do concelho, os alunos vão participar na formação de laços humanos azuis, seguindo o repto lançado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

Contamos com a sua participação nas atividades e com o seu olhar atento para que as crianças do concelho de Penalva do Castelo se sintam cada vez mais protegidas, seguras e felizes.

Para ver cartaz completo, click na imagem abaixo.