Caminhada e Passeio de Cicloturismo dinamizam freguesias do Concelho

A Câmara Municipal de Penalva do Castelo em parceria com a União das freguesias de Antas e Matela dinamizou, no dia 7 de abril, um Passeio de Cicloturismo pelo concelho - Rota de Estrada “Lugares da Memória – circuito 1” (41 km) e uma Caminhada (8Km), com início e término junto ao Parque Desportivo e Lazer de Antas, culminando com um almoço convívio.

Os Cicloturistas que percorreram a rota “Lugares da Memória”: circuito 1, atravessaram as freguesias do lado este do concelho: Antas; Mareco; Castelo de Penalva; Penalva do Castelo; Esmolfe; Sezures e Matela – passando por ambientes de pinhal a ambientes humanizados, com um forte cariz beirão onde o visitante pode usufruir de um contacto muito próximo com o mundo rural e as principais produções agrícolas desta região, contemplando-se extensas vinhas, olivais e pomares de macieiras. Este circuito proporciona a visita a pitorescas aldeias, implantadas em paisagens de extrema beleza, algumas delas na confluência de rios e ribeiras, conciliando uma nobreza ancestral com as necessidades atuais.

A meio do percurso, no edifício-sede da junta de freguesia de Ínsua, os participantes foram presenteados com um reforço alimentar, onde puderam apreciar os famosos produtos endógenos: queijo Serra da Estrela, maçã Bravo de Esmolfe, pastéis de feijão “Castendo” e o notável vinho “Dão de Penalva”.

A caminhada permitiu aos pedestrianistas, palmilhar por trilhos que atravessam as aldeias de Antas e Miusela, desfrutar da pura e relaxante paisagem da Serra, pautada pelo branco das giestas floridas e do património histórico/cultural da freguesia: a Capela de Santo Amaro (Miusela); a antiga e primeira fonte da freguesia – “Fonte de S. Bento” (local onde as pessoas se deslocavam com os cântaros para ir buscar água); a Igreja Matriz de S. Vicente, a antiga escola primária, o Chafariz e o Cruzeiro.

A travessia da ribeira de S. Domingos, através de um pequeno pontão de granito, foi também uma das experiencias que surpreendeu os participantes, permitindo um contato muito próximo com o património natural.

No largo do centro da aldeia da Miusela (espaço de lazer recentemente reabilitado) envolvidos por um pitoresco cenário rural de casas de granito, houve uma pequena paragem para degustar sabores tradicionais e desfrutar de um momento de salutar convívio.

A Autarquia Penalvense através da realização destas iniciativas, de cariz desportivo/cultural, pretende além da promoção da prática do exercício físico, proporcionar aos participantes a descoberta das várias freguesias do concelho e do seu património, nas diversas vertentes (histórico, cultural, natural, paisagístico, entre outros), bem como divulgar os seus produtos endógenos.

A atividade teve o apoio da Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Antas, Junta de Freguesia de Ínsua, Guarda Nacional Republicana de Penalva do Castelo, Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo e patrocínio da Liberty Seguros.