COMISSÃO DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE PENALVA DO CASTELO REALIZA CAMINHADA PELA PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA

Como forma de alertar para a importância de todos os cidadãos estarem atentos ao que os rodeia, nomeadamente a potenciais situações de maus tratos a que crianças e jovens possam estar sujeitos, bem como para o dever de denúncia dessas situações, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, em articulação com o Gabinete de Desporto e Tempos Livres da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, realizaram a Caminhada Azul, no dia 13 de abril, que contou com a presença de cerca de 140 participantes.

Nesta Caminhada esteve presente o grupo de dança infantil Dance Kids, orientado pelo Prof. Marco Pereira, que proporcionou um conjunto de danças coreografadas a todos os presentes.

A apoiar a Caminhada esteve a equipa de enfermagem da Unidade de Cuidados à Comunidade Pena D’ Alva, do Centro de Saúde de Penalva do Castelo, na realização de um rastreio cardiovascular aos participantes interessados.

O evento contou com a inestimável participação do Agrupamento de Escuteiros de Penalva do Castelo, de elementos do Executivo Municipal, da diretora do Agrupamento de Escolas e do Presidente da Assembleia Municipal de Penalva do Castelo.

A todos os participantes foi oferecida uma t-shirt com a imagem e mote proposto pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens “Serei o que me deres…que seja amor”, bem como um flyer com a tipificação de algumas situações de negligência ou formas de maus tratos que devem ser denunciadas.

Para além dos objetivos já explicitados, esta Caminhada pretendeu também incutir nas famílias hábitos de vida saudáveis e promover uma parentalidade positiva através da realização de momentos de convívio e lazer, valorizando-se o local e a beleza natural do território.