MUNICÍPIO DE PENALVA DO CASTELO RECEBEU ALUNOS EM VISITA DE ESTUDO AO CONCELHO

No passado dia 10 de maio, o Município de Penalva do Castelo recebeu cerca de 40 alunos (duas turmas do 6º ano) do Colégio do Oriente de Lisboa, acompanhados pelo Professor Luís Gouveia, que faz questão de trazer anualmente, os alunos à sua Terra Natal para uma visita de estudo ao concelho.

A manhã iniciou com a receção do Senhor Presidente da Câmara, no salão nobre dos Paços do Concelho, que deu as boas vindas ao grupo e Professores e fez uma breve contextualização do concelho, em termos de comunidade escolar e realidade local.

A visita prosseguiu e os alunos tiveram a possibilidade de conhecer dois dos recursos turísticos mais emblemáticos do concelho de Penalva do Castelo, nomeademente: o Solar da Casa da Ínsua (com os seus jardins de beleza singular, nucleo museológico e Queijaria) e o monumento mais antigo que se conhece em Terras de Penalva do Castelo - a Anta do Penedo do Com (com cerca de 6000 anos), localizado em Esmolfe.

As visitas de estudo constituem uma importante estratégia de motivação. A saída do habitual espaço de aprendizagem, a componente lúdica que envolvem, a possibilidade de estabelecimento de uma relação mais próxima com os Professores/educadores constituem fatores que levam ao empenhamento dos discentes na realização das mesmas.

As visitas de estudo são muito mais do que passeios, permitem a necessária interligação entre teoria e prática. São situações de aprendizagem que favorecem a aquisição e retenção de conhecimentos (permitindo o desenvolvimento de métodos e técnicas de trabalho) e facilitam a comunicação/sociabilidade.

Convicta desta realidade, a Câmara Municipal esforça-se para apoiar ou assegurar o apoio necessário às visitas solicitadas.