PR3 PCT ROTA DOS CENÁRIOS DO PASSADO – um percurso com história

A Câmara Municipal, em parceria com a Junta de Freguesia de Esmolfe e a Casa do Povo de Esmolfe, dinamizou no dia 21 de julho o percurso pedestre “PR3 PCT Rota dos Cenários do Passado”.

A rota, com 11 km de distância, teve início junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição e percorreu parte da freguesia de Esmolfe, permitindo aos participantes o regresso ao passado histórico da freguesia.

Este ano, o percurso foi “guiado” pelo Senhor João Evangelista, Esmolfense e conhecedor da história e identidade local, que de uma forma entusiasta, proporcionou um “olhar” mais atento sobre o património da freguesia. O percurso passou pelos vestígios das várias épocas históricas: a Pré-história - com a travessia do “pontão milenar”, a Anta do Penedo do Com (6000 anos) e os “abrigos naturais”; período do bronze/ferro – visita ao Castro da Paramuna/gravura rupestre e período medieval – sepulturas antropomórficas (X-XII).

Foi ainda possível a visita ao interior do património religioso da freguesia – Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Capela de Santo Ildefonso.

Esta iniciativa contou com o apoio do Centro de Saúde de Penalva do Castelo, através da Unidade de Cuidados na Comunidade Pena d'Alva, que efetuou um rastreio de saúde no início do percurso.

No final do percurso realizou-se um agradável almoço convívio no largo do recreio da antiga Escola Primária.

A caminhada permitiu aliar o conhecimento histórico-cultural à prática salutar do exercício físico palmilhando encantadores recantos, sítios e paisagens naturais, existentes nesta Freguesia.