Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro presidiu a Cerimónia de Inauguração da nova sala de audiências no Palácio de Justiça de Mangualde

Foi inaugurada no dia 22 de julho, a nova sala de audiências do Palácio de Justiça de Mangualde. A cerimónia de inauguração iniciou pelas 15 horas, foi presidida pela Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, e contou ainda com a presença dos Presidentes da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Francisco Lopes Carvalho, e de Mangualde, João Azevedo.

Tendo em conta as necessidades de remodelação do Palácio de Justiça de Mangualde, o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) desenvolveu, em colaboração com a Câmara Municipal de Mangualde, um projeto para a instalação de uma nova sala de audiências, para a adequação do local de detenção e para a criação de acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida.

A empreitada representou um investimento de cerca de 218 mil euros e passou a dotar o Palácio de Justiça de Mangualde, não só, de mais uma sala de audiências, equipada com videoconferência, mas também, de um gabinete de apoio, de uma sala de testemunhas e da adequação do local de detenção. De forma a melhorar as condições de acesso por parte de cidadãos com mobilidade reduzida foram, ainda, construídas duas rampas, uma no exterior outra no interior do edifício, adaptadas as instalações sanitárias, bem como, instalado um elevador.

Esta reorganização teve também em vista, segundo a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, “a coesão do território e a valorização do interior”.

O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, sublinhou que “a população de Penalva do Castelo merecia ter aqui o tribunal, e os Mangualdenses mereciam ver as competências do seu tribunal reforçadas”, tal como no passado, “não só pelas dificuldades sentidas por parte da população quanto à mobilidade, mas também, pelo valor histórico que esta inauguração representa para o concelho”.

Já o autarca de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho, afirma com agrado que, “após uma luta de anos, finalmente os cidadãos de Penalva veem reposta a justiça e história que lhes foi retirada pelo anterior governo”. O autarca reforça ainda a gratidão com que estão ao atual governo, por terem visto cumprida a promessa feita aquando da visita da Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, em 2017.

O IGFEJ tem sistematicamente aferido as necessidades de intervenções nas instalações dos tribunais e consequentemente planeado obras de beneficiação dos edifícios de forma coordenada com o Conselho de Gestão das Comarcas.