MIGUEL ALMEIDA APRESENTA OS LIVROS “APRENDUCAR COM A MÃE NATUREZA” E “PACTO” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

A Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo acolheu, no passado dia 02 de novembro, a apresentação dos livros “Aprenducar com a Mãe Natureza” e “Pacto”, da autoria de Miguel Almeida, um autor/poeta/ensaísta/professor natural de Rãs, uma aldeia do concelho de Sátão.

O livro “Aprenducar com a Mãe Natureza”, uma obra para as crianças que gostam de aprender e para os pais que gostam de educar, foi apresentado durante a sessão semanal do projeto “Sábados na Biblioteca”, no espaço da “hora do conto”, junto do público infantojuvenil e respetivas famílias. Nessa excelente manhã, o escritor partilhou ainda diversos momentos de leitura e, a partir do mote “Mãe Natureza”, a mensagem central veiculado neste seu livro, desafiou todos os presentes a revelarem o seu talento para a escrita e para o desenho.

Já no período da tarde, na Sala Polivalente e numa sessão aberta ao público em geral, foi apresentado o livro “Pacto”, o último título de Miguel Almeida. Trata-se de uma excelente obra poética, prefaciada pelos escritores Joaquim Pessoa e Richard Zimler, onde o poeta reflete sobre inúmeros questões relacionadas com a natureza humana e com a realidade circundante.

Numa sessão em que a poesia e a música estiveram sempre presentes, destacaram-se quatro excelentes interpretações musicais individuais de Luís Giroto (viola) e de Henrique Joaquim Correia (piano), bem como as intervenções do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho, que inaugurou e encerrou a sessão, e do autor, que apresentou o livro e deu a conhecer as motivações e diversos aspetos da sua escrita.

Para além de professor de Filosofia no ensino secundário, Miguel Almeida é autor de uma obra multifacetada que passa pelo ensaio filosófico, pela literatura infantojuvenil, pela prosa de ficção e pela poesia, tendo já publicado 13 livros.

Na sua “passagem” por Penalva do Castelo, Miguel Almeida promoveu ainda, no dia 31 de outubro, a Palestra "Um Planeta Ameaçado” (título de um livro seu que versa sobre a temática das ameaças ambientais e ecológicas), para todos os alunos do 11º ano do Agrupamento de Escolas Local.