EXPOSIÇÃO “CALÇAR OS SAPATOS DOS OUTROS” PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

No Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres a Câmara Municipal de Penalva do Castelo organizou a exposição “Calçar os sapatos dos outros”, integrada no seu Plano Municipal para a Igualdade. A mesma encontra-se patente na Biblioteca Municipal local até ao dia 13 de dezembro.

Dados do relatório preliminar do Observatório de Mulheres Assassinadas da UMAR indicam que entre 01 de janeiro e 12 de novembro de 2019 a forma mais grave destas situações de violência resultou em 28 femicídios nas relações familiares ou de intimidade e 2 de outros contextos, bem como 27 tentativas de femicídios.

Estes dados revelam uma média de 5 mulheres por mês, em Portugal, vítimas de violência extrema, sendo que destas, 3 são vítimas mortais.

Esta exposição pretende sensibilizar para esta realidade e homenagear as 28 mulheres que até ao dia 12 de novembro de 2019 perderam as suas vidas em resultado de situações de violência doméstica.

Colocarmo-nos no lugar do outro e tentarmos compreender o sentimento de quem passa por situações é uma capacidade que todos devemos ter para que esta realidade possa ser travada.

Quebrar o silêncio e denunciar é um dever de todos nós. Denuncie!