A loja de Cidadão de Penalva do Castelo recebe exposição “O Futuro é Amanhã” e assinala Dia Internacional das Cidades Educadoras

No dia 28 de novembro de 2019, foi inaugurada, na Loja de Cidadão, a exposição itinerante “O Futuro é Amanhã!”, resultante do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do território de Viseu, Dão Lafões, proposto pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

Esta exposição pretende mobilizar toda a comunidade na adoção de hábitos e comportamentos sustentáveis que melhorem o ambiente e o futuro da região Viseu Dão Lafões, sensibilizando para a problemática das alterações climáticas e seus impactos negativos.

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara, Francisco Carvalho, dos vereadores, Lucília Santos e José Manuel Lopes, do presidente da Assembleia Municipal, Vítor Fernandes, do secretário geral da CIM, Nuno Martinho, da diretora do Agrupamento de Escolas, Rosa Figueiredo, de dois técnicas do Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra e das turmas do 3º B e 4ª A do Agrupamento de Escolas do Concelho.

No âmbito da comemoração do Dia Internacional das Cidades Educadoras (30 de novembro), este ano sob o tema “escutar a Cidade para a Transformar” assinalou-se a data com a leitura da declaração de compromisso do Dia Internacional das Cidades Educadoras, pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, em prol da escuta ativa que permite reforçar os laços comunitários, fortalecer o sentimento de pertença e garantir que todas as partes contribuam ativamente para a co-construção de Vilas/Cidades Educadoras.

O Município de Penalva do Castelo aderiu, em 2016, à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), passando a integrar também a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras (tendo sido a primeira Vila do distrito a faze-lo). Esta rede promove a troca e partilha de experiências, no âmbito da Educação em toda a sua abrangência, e que entendem a cidade como um espaço de oferta de importantes elementos para uma formação integral do indivíduo.

A exposição “O Futuro é Amanhã” estará patente até dia 4 de dezembro de 2019 na Loja de Cidadão e está aberta a toda a comunidade, de segunda a sexta, das 09h00 às 16h30, sábado e domingo, das 14h00 às 17h00.