História infantil para a prevenção da violência sexual na infância

No âmbito da comemoração local do “Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais”, – uma iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penalva do Castelo – a Equipa da Biblioteca Municipal promoveu, no dia 18 de novembro, uma ação pedagógica inteiramente dedicada a esta importante efeméride.

A partir da dramatização, em teatro de fantoches, da história infantil “Picos e Avelã à Descoberta da Floresta do Tesouro!”, da autoria de Susana Amorim, procurou-se sensibilizar as crianças penalvenses, dos 3 aos 6 anos de idade, para a prevenção de diversas formas de violência sexual na infância, bem como promover a adoção de comportamentos de autoproteção que diminuam a sua vulnerabilidade.

Considerando a informação como uma das formas mais eficazes de prevenção da violência sexual infantil, esta ação didática permitiu trabalhar seis temas que habitualmente estão na base dos programas de prevenção deste tipo de abuso/violência, apontando caminhos para a (auto)proteção a todas as crianças presentes.

Esta iniciativa resultou de uma colaboração entre o Município de Penalva do Castelo, através da sua Biblioteca Municipal, e a CPCJ de Penalva do Castelo.