Monumentalidade

O Concelho de Penalva do Castelo com uma area com cerca de 140km2, tem diversos monumentos dispersos pelas onze freguesias do concelho.


É de salientar o Mosteiro de Santo Sepulcro, em Trancoselos, tendo sido o primeiro mosteiro a ser construido pela Ordem de Santo Sepulcro em Portugal, nas terras de Castendo.

Existe também uma Ponte Romana na Freguesia de Castelo de Penalva, a ponte passa sobre o Rio Dão. Destacar também a Anta do Penedo de Com com data Pré-Histórica, e também Sepulturas Antropomórficas ambas situadas na Freguesia de Esmolfe.

No que concerne ao património histórico-cultural, Penalva do Castelo possui dois “ex-libris”: a Casa da Ínsua e a Igreja da Misericórdia.

Mas os vestígios do passado pululam um pouco por todo o concelho; destacamos, por exemplo, o Caminho dos Galegos, em Mareco, a Anta do Penedo do Com, as Sepulturas Antropomórficas de Esmolfe e Castelo de Penalva, o Mosteiro do Santo Sepulcro, a Ponte Romana de Castelo de Penalva, a Capela de Nª. Srª. do Ó, na Corga, a Igreja Paroquial de Castelo de Penalva, Real, Pindo, e um conjunto diversificado de Igrejas e Capelas, dotadas de importantes exemplares da arte sacra de diversas épocas.

Siga-nos

Acompanhe-nos nas redes sociais:

    

Contactos

  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  232 640 020
  232 640 021/22
  Avenida Castendo, 3550-185 Penalva do Castelo
N 40º 40´33´´ W 07º 42´07´´